Ultimate Team
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


||Ultimate Team|| a team do futuro.
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Windows e Ubuntu a funcar ao mesmo tempo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Ricas13
Admin
Admin



Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/02/2008

Windows e Ubuntu a funcar ao mesmo tempo Empty
MensagemAssunto: Windows e Ubuntu a funcar ao mesmo tempo   Windows e Ubuntu a funcar ao mesmo tempo Icon_minitimeDom Fev 03, 2008 9:07 am

Boas people...

Para que gosta do Ubuntu, mas ainda nao consegue largar os programas do windows, agora é possivel correr os dois ao mesmo tempo, partilhar o mesmo ambiente de trabalho, copiar textos de um lado para o outro, enfim... Uma interacção fantastica, nunca vista!!!

Este tutorial será descrito utilizando o Ubuntu Feitsy Fawn 7.04 e o windows XP Pro.

É de realçar que escusam de tentar utilizar outro windows sem ser os pro (vista ultimate e Pro) pois por experiencia, tentei o home edition e nao resultou.

Primeiro que tudo, devo dizer, que para desfrutares desta simbiose aconselho-te a ter uma boa RAM. Eu tenho 1GB de Ram e alguns programas ja correm com dificuldade.

Então vamos la começar:

Precisas de 2 programas: - VMware server
- rdesktop.

Instalaçao do VMware

Primeiro que tudo vais ao site do VMware e fazes la o registo individual. Este registo é gratis, e guarda o serial que eles te dao para utilizares o vmware.

De seguida, vais às aplicaçoes, adicionar/remover programas e procuras por vmware server, e instalas, seguindo as instruçoes e colocando o serial obtido no registo.

Instalação do rdesktop


A instalaçao do rdesktop é simples, bastas ir ao sistema --> administraçao --> gestores de pacotes do synaptic. Procuras pelo pacote rdesktop e instala-o.

Instalar windows


Vamos entao agora instalar o windows no vmware:

Abres o vmware (Aplicaçoes --> ferramentas do sistema --> vmware server) e ir-te-à abrir uma janela para seleccionares os host que te queres conectar. Entao fazes:

1. Selecciona Local host e clicas no botão 'Connect'.
2. Clica em 'Create a new virtual machine'.
3. Na nova janela clica em Next.
4. Selecciona Typical e clica Next.
5. Depois selecciona Windows XP Professional que esta na lista e clica Next.
6. Da um nome ao teu SO virtual e clica Next
7. Selecciona "Use network address translation (NAT)" e clica Next
8. No ultimo passo, clica Finish.

Vai demorar um bocado a criar a maquina virtual... Depois de criada insere o cd do windows xp pro e espera um bocado, a instalaçao iniciar-se-à automaticamente. Acho que nao é preciso dizer como se instala o windows Very Happy


Configurar o Windows


Quando a instalaçao acabar terás que fazer algumas alteraçoes no windows.

1. Vai a Iniciar -> Painel de Controlo, clica em "Mudar para vista classica" no lado esquerdo e clica em sistema. vai a remoto e selecciona o quadrado que diz permitir aos utilizadores ligar remotamente a este computador. Clicas em OK.
2. Vai a iniciar -> Executar, escreve regedit e carrega enter. Quando o Editor de Registro abrir, vai até HKEY_CURRENT_USER -> Software -> Microsoft -> Windows -> CurrentVersion -> Policies -> Explorer, carrega com o botao direito no lado direito, selecciona novo, valor DWORD, muda o nome para NoDesktop, depois abre o valor e muda o numero para 1 em vez do 0. Clica OK e reinicia o windows.
3. Vais a iniciar -> Painel de Controlo, Clica em conta de utilizadores, e clica em alterar o modo como os utilizadores iniciam ou terminam sessao, e seleciona as duas caixas (possivelmente terás que desligar alguma coisa da internet, acho que é o ficheiros disponibilizados offline). Retroce, clica no teu nome e cria uma password.
4. Ainda no painel de controlo, carrega em Ligaçoes de Rede e carrega ma so vez em ligaçao de area local. No teu lado esquerdo em baixo, aparece um IP. Escreve-o num lado qualquer pois vais precisar dele mais tarde.
5. saca o SeamlessRDP a partir Daqui e extrai o ficheiro em C: (certifica-te que ele fica dentro duma pasta com o nome seamlessrdp).
6. Solta o rato do VM carregando em CTRL + ALT e vai a VM --> Install VMware Tools. Um instalador será aberto no VM e segue as instruções. No final será necessario reiniciar o windows.

Quando o windows inciar, termina a sessao (termina, nao DESLIGUES) e fecha o vmware server console (nao te preocupes que o windows continua a correr)

Arranjos Finais


Cria um atalho no teu ambiente de trabalho para iniciares o windows sempre que quiseres. Entao, carregas com o botao direito no desktop, e crias um iniciador. Como nome metes o que quiseres, e no comando metes o seguinte:

Código:
rdesktop -A -s 'c:seamlessrdpseamlessrdpshell.exe c:windowsexplorer.exe' Windows-IP-address -u your-Windows-username -p your-Windows-password

No Windows IP mete o IP que anotas-te anteriormente, no username windows mete o teu username e no windows password mete a tua password.

Ex:
Código:
rdesktop -A -s 'c:seamlessrdpseamlessrdpshell.exe c:windowsexplorer.exe' 172.192.56.123 -u marius -p nestor

Agora, para partilhares ficheiros entre os dois SO's terás que ter o samba instalado.

Código:
sudo apt-get install samba

depois abres o nautilus (navegador de pastas do gnome), carregas em Ir --> Navegaçao e metes:

Código:
smb://IP do windows

E pronto...

Aqui está a demonstraçao da utilziaçao dos dois SO:





Caso voces queriam (por exemplo) correr apenas o internet explorer, ou o office, para um consumo menor de ram, basta neste comando:

Código:
rdesktop -A -s 'c:seamlessrdpseamlessrdpshell.exe c:windowsexplorer.exe' Windows-IP-address -u your-Windows-username -p your-Windows-password

substituir o "c:windowsexplorer.exe" pelo endereço onde esta o internet explorer ou office...

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
 
Windows e Ubuntu a funcar ao mesmo tempo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Multimidia no Ubuntu 7.04
» Instalar Ubuntu 7.04/7.10

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Ultimate Team :: Sistemas Operativos :: Linux-
Ir para: