Ultimate Team
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


||Ultimate Team|| a team do futuro.
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Instalar Ubuntu 7.04/7.10

Ir para baixo 
AutorMensagem
Ricas13
Admin
Admin



Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/02/2008

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Empty
MensagemAssunto: Instalar Ubuntu 7.04/7.10   Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Icon_minitimeSeg Fev 04, 2008 6:30 am

Este guia é direccionado para quem não tem qualquer conhecimentos de computadores ou tem dificuldades em instalar o Ubuntu 7.04 ou 7.10.

Se nunca instalou um sistema e não percebe quase nada de pc’s, este guia permite você chegar ao fim com êxito, mas tome primeiro umas doses de paciência e seja persistente, em caso de dúvidas contacte-nos.

Obter o cd de instalação:


Vá à pagina de download de um site nacional:

ftp://ftp.cprm.net

http://ftp.dei.uc.pt/

http://ftp.linux.pt/

ftp://ftp.clix.pt/

ftp://ftp.ip.pt/

http://darkstar.ist.utl.pt/ - É a mais conhecida e utilizada

ftp://glua.ua.pt

ftp://ftp.ua.pt/

http://chefax.fe.up.pt/pub/

ftp://ftp.di.uminho.pt/pub

ftp://ftp.fct.unl.pt/

http://mirror.dcc.online.pt/

ftp://tux.cprm.net/pub/

http://cesium.di.uminho.pt/pub/

e faça o download do cd correspondente ao seu pc, caso não saiba qual é, retire o de x86 pois este funciona nos computadores de 64 bits também.

Depois de ter a imagem no disco é necessário um CD virgem para a gravar (CD+R ou CD-R ou CD+RW ou CD-RW). Use o programa de gravação de cd’s do seu computador para gravar o ficheiro que acabou de receber (acaba com extensão .iso). Como normalmente é o Nero que vem instalado, aqui mostramos os passos a executar nele.

Aceda ao Nero, normalmente está em Iniciar -> Todos os Programas -> Nero -> Nero StartSmart.

Na primeira fila de icons do programa carregue em ‘Copiar e copias segur.’ (é um cofre com 2 cd’s).

De seguida carregue no icon que diz ‘gravar imagem do disco’.

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-1

Seleccione o ficheiro que fez Download:

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-2

Insira um cd virgem e siga o assistente.


Preparação do sistema (ainda no Windows):



Verifique o espaço que tem nos discos rígidos e veja em qual vai desejar usar para o Ubuntu, ele necessita no mínimo de 2Gb para o sistema e 256 Mb para o swap (mais à frente será explicado o que é cada uma destas partições e como as criar).


Se possível desfragmente os discos rígidos, todos que o computador tiver, da seguinte maneira:

‘Iniciar’>’Todos os programas’>’Acessórios’>’Ferramentas do Sistema’>’Desfragmentador do disco’.

Seleccione um disco em Volume e carregue no botão ‘desfragmentar’. É uma operação demorada (pode levar horas), mas recomendada.

Faça isso para todos os discos.

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-3



Instalar o Ubuntu:


Insira o cd na drive de cd e reinicie o computador, caso o windows volte a arrancar e não o cd do ubuntu é porque tem de escolher depois de ligar o computador para arrancar pelo CD. Fique com atenção no primeiro ecrã que aparece quando liga o pc, carregue na tecla pause (que está no teclado) para ele parar nessa imagem, no canto inferior do ecrã surge um pequeno texto que normalmente indica qual a tecla para escolher o ‘boot device’, que deverá ser o leitor de cd’s.

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-4

No nosso exemplo é o F12, depois escolhemos a drive de cd’s (na sua denominação deverá ter algo como ‘CD’ ou ‘DVD’), caso não saiba qual é, vá tentando todas as hipóteses.

E espere ate aparecer um ecrã semelhante ao próximo:

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-5

Mude de linguagem carregando em F2 e escolhendo o ‘Português’:

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-6

Seleccione a primeira opção, ‘Iniciar o Ubuntu’:

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-7

Espere

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-8

Quando aparecer o ambiente de trabalho pode dar duplo click no icon “instalar” e espere ate aparecer a janela de instalação.

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-9

Seleccione o idioma que deseja que o Ubuntu tenha e clique em ‘Avançar’.

[img]http://ubunta.files.wordpress.com/2007/10/imagem-10.png[img]

Clique com a lupa no mapa e clique no ponto mais próximo de onde vive, as horas serão actualizadas de acordo com a sua localização, clique em avançar.

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-11

Seleccione um mapa de teclado, em regra geral já está seleccionado, pode testar as teclas na caixa de texto em baixo, clique em avançar.

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-12


Criar as partições:


Esta parte requer especial atenção, pois não existe só um método e há uma grande quantidade de maneiras em que os discos se encontram repartidos.

O Ubuntu necessita no mínimo de 2Gb na partição denominada ‘/’, que é a raiz do sistema e é lá que vai estar instalado o sistema. E necessita também de uma partição ’swap’ que é o espaço adicionado à RAM quando esta fica cheia, o mínimo requerido é 256 MB, o normal é colocar o dobro da quantidade de RAM que tiver no pc até um máximo de 2GB. Colocar mais espaço nesta partição, permite ter mais programas abertos em simultâneo. Recomendamos 512Mb ou 1GB dependo do uso que o utilizador dá ao computador (se abre muitos aplicativos em simultâneo ou não).

O assistente vai detectar que partições tem no Disco e dependendo do seu caso ele vai mostrar um menu com decisões automáticas (guiadas) que ele pode efectuar.

Este é o menu mais completo que poderá surgir:

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-14

- Se quiser só usar o Linux no seu computador, basta escolher a opção do assistente (guiado - utilizar todo o disco) e usar todo o disco para o Linux, em que o assistente configurará tudo automaticamente, ainda tem a hipótese de escolher em que disco deseja instalar, caso tenha mais que um disco no computador.

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-13

- Caso tenha um disco com muito espaço livre, poderá usar sem problemas a opção do assistente (guiado - usar o maior espaço continuo) ou (guiado – Redimensionar …), só precisa de indicar o espaço que deseja usar para o Linux, certifique-se antes que o espaço que pede, tem o de facto, foi o que verificamos no inicio do tutorial quando estava no Windows, normalmente o assistente coloca o cursor na situação mais favorável. Caso ele indique algum erro, é que o assistente não tem capacidade para resolver o seu caso particular, portanto só nos resta o método manual.

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-15

- Se não conseguiu até agora criar uma partição para o Linux ou se quer repartir o disco de uma forma mais personalizada, escolha a opção Manual.

Nesta janela do assistente surge as partições existentes indicando o seu tamanho e espaço livre (colunas Size e Used). Também poderá aparecer uma linha que é o free space, isso é o espaço do disco que está livre e não tem partição, se tiver espaço livre suficiente poderá criar nesse espaço partições.

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-16

Caso não tenha espaço disponível, só lhe resta olhar para a coluna do tamanho da partição (size) e do espaço usado (used) e escolher a que tiver mais espaço disponível (efectue o calculo size-used=espaço livre). E seleccione a partição que deseja repartir, certifique que esta tem espaço livre suficiente para a nova partição que deseja criar.

Depois carregue em ‘Edit partition’ e digite em ‘New parition size’ o novo tamanho para a partição existente de forma a esta disponibilizar espaço livre, não altere o ‘Use as:’ e em ‘Mount point:’ digite o caminho no qual deseja que ela seja montada pelo Ubuntu, poderá ver as sugestões carregando na seta. Depois carregue OK! e continuar na caixa de aviso, como a mostrada na figura:

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-17

Caso ocorra algum erro é que não é possível, dê um tamanho maior à partição em questão.

Neste ponto já temos espaço livre para as partições ‘/’ e swap, caso não tenha, tente disponibilizar espaço de outra partição que tenha mais espaço livre.

Agora selecione o espaço livre e carregue em ‘New partition’:

Em ‘Type for the new partition:’ escolha Logical.

Em ‘New partition size:’ coloque o tamanho da partição para a ‘/’, não se esqueça de deixar um pouco para a swap.

Em ‘Location for new partition:’ escolha ‘Beginning’

EM ‘Use as:’ escolha ext3

Em ‘Mount Point:’ digite /

carregue ok!

Seleccione de novo o espaço livre e carregue em ‘New partition’:

Em ‘Type for the new partition:’ escolha Logical.

Em ‘New partition size:’ coloque o tamanho da partição para a swap, se não vai criar mais nenhuma partição é o espaço que resta, por esse motivo nem necessita de alterar este valor.

Em ‘Location for new partition:’ escolha ‘Beginning’

EM ‘Use as:’ escolha swap

Em ‘Mount Point:’ é seleccionado automaticamente pelo assistente

carregue ok!

Finalmente já temos as nossas partições criadas, agora vamos tratar dos pontos de montagem das partições que já existiam:

Ponto de montagem é a pasta que contém os ficheiros que estão na partição que foi montada. Digamos que é a pasta há qual tem de se deslocar para aceder aos ficheiros que estão na partição, normalmente isto só é necessário quando acede pela consola, pois o ambiente Ubuntu cria atalhos na barra de menus em Locais. Normalmente são sempre montadas dentro da pasta /media/’nome do dispositivo’. ex: /media/hda1. o pessoal para melhor compreensão costuma alterar para /media/windows, mas isso fica ao seu critério.

Olhe para a coluna Mount point e veja se quer alterar o caminho de alguma pasta, caso queira siga estes passos:

seleccione a partição em questão

carregue em ‘edit partition’

Em ‘Mount point:’ escreva o novo caminho

carregue ok!

Mais informações:

Pode anular as alterações que efectuou ou apagar alguma partição carregando no botão respectivo abaixo da tabela de partições.

Se por acaso, estiver a reinstalar o Ubuntu e não quiser alterar as partições terá de definir o ponto de montagem nas partições correctamente e seleccionar para a raiz ‘/’ a coluna Format, para formatar essa partição.

Carregue em ‘Avançar’ e vamos continuar com a nossa instalação.

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-18

Nesta parte pode importar as definições do Windows…. caso importe deverá criar uma conta para onde os dados vão ser importados, clique em ‘Avançar’.

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-19

Neste ecrã vai criar a sua conta, edite os campos a seu gosto como o caso do nome de inicio de sessão que deve ser curto, vai ter que o escrever quando entrar e pode mudar o nome do computador para algo simples e a seu gosto, a password é obrigatória e essa password será também a do utilizador root que permite alterar e instalar programas no sistema , clique em ‘Avançar’.

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-20

Aqui verá todas as características que terá o seu sistema operativo depois de instalado, clique em ‘Install’ para começar o processo.

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-21

Entretanto pode ir usando o Linux para visitar a internet com o Firefox e jogar uns jogos Razz .

Instalar Ubuntu 7.04/7.10 Imagem-22

Quando acabar a instalação reinicie o computador. Retire o CD quando a unidade abrir e carregue no enter.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
 
Instalar Ubuntu 7.04/7.10
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Multimidia no Ubuntu 7.04
» Windows e Ubuntu a funcar ao mesmo tempo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Ultimate Team :: Sistemas Operativos :: Linux-
Ir para: