As Geforce 6800 têm todas o mesmo chip (NV40), a 6800 têm assim o mesmo chip que a 6800 Ultra/GT, mas não têm 16 pipelines (como as GT) mas 12, as 4 outras estão desativadas.
No que toca aos Vertex, encontramos o mesmo sistema, 6 na 6800 ultra/Gt e unicamente 5 numa 6800.
Estas unidades escondidas podem ser reativadas, e isto sem qualquer custo, basta utilizar "RivaTuner" que é um software "Freeware".
RivaTuner:
Para ativar os pipelines e vertex que se encontram desativados na geforce 6800, basta instalar Rivatuner,e seguir estes passos:
Transformação de uma Geforce 6800 em Geforce 6800 GT
Depois de lançar RivaTuner, selecione "Customize" nas propriedades da 6800.
Podemos ver as pipelines que se encontram ativadas (256 bits NV40 (A1. 12X1,5vp)), depois disto, selecione o TAB "NVSTRAP".
Na parte "Graphics Processor Configuration" temos de selecionar a opção "CUSTOM" e selecionar a opção "Allow Enabling Hardware Masked Units".
Deveríamos ter:
Nesta janela podemos ver o pixels shaders e as unidades de vertex que se encontram desativadas, vamos agora ativa-las.
é necessário reiniciar o computador para que as modificações sejam aplicadas.
Depois de reiniciar o computador podemos ver no Rivatuner:
[/img]http://www.formulapc.net/modules/news/images/Mar/6800-6800gt5.jpg[/img]
256 bit NV40 (A1, 16x1,6vp).
As modificações foram aplicadas.
A Manipulação para transformar uma Geforce 6800 em 6800 GT é assim muito simples.
Depois disto Oc-Tuning decidiu fazer overclock a sua placa para ter umas frequências mais próximas de uma 6800 GT, e passou assim de 325Mhz/700Mhz a 370Mhz/820MHz.
Oc-tuning utilizou vários benchmarks para saber se a modificação é ou não eficaz:
3DMark2001: 19662 pontos antes da modificação, e 21232 depois da modificação , +8%
3DMark2003: 9016 pontos antes da modificação, e 11357 depois da modificação , +26%
3DMark2005: 3141 pontos antes da modificação, e 3980 depois da modificação , +26,7%
Vermelho: antes da modificação
Amarelo: depois da modificação